Lembre- se: “Amar ao próximo como a ti mesmo.”
Você sabia que prestar solidariedade aos mais necessitados pode trazer muitos benefícios à sua saúde física e mental?
Isso mesmo! Estudos mostram que quando temos uma atitude altruísta para com o outro, algumas regiões do nosso cérebro relacionadas ao cuidado parental (área da empatia), ao prazer e ao sistema de recompensa são ativadas.
Na medida em que percebemos o outro o feliz, automaticamente o nosso cérebro libera algumas substâncias como “endorfina” e “dopamina” ligadas à sensação de bem-estar, aumentando o nosso nível de felicidade e; “ocitocina”, que além amenizar as emoções negativas, está ligada a capacidade de empatia, aumentando a conexão com o outro.
Ademais, o ato de “se doar” ao outro é potente em reduzir a fixação com os próprios problemas, pois faz com que tiremos o foco de nós mesmos e desconectemos dos gatilhos de ansiedade. Sobretudo, nos ajuda a perceber que não somos os únicos no mundo a ter problemas.
Estudiosos mostram que essa prática contínua, quando “não forçada”, mas sim, “espontânea”, pode diminuir significativamente os sintomas de depressão, aliviar o estresse e diminuir os pensamentos negativos. Além de fortalecer o sistema imunológico, e nos proporcionar o senso de “propósito” e “satisfação”.
Sendo assim, ajude mais aos outros e estará ajudando a si mesmo!!