A mente humana é naturalmente mais pré-disposta à inclinar-se ao negativo do que ao positivo, no entanto, é possível condicioná-la a funcionar de maneira contrária quando praticamos e desenvolvemos o habito de “agradecer”, mesmo pelas pequenas coisas que acontecem no dia.
Na medida em que o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, ativa o sistema de recompensa liberando substâncias como ‘dopamina’ e ‘ocitocina’, que, por sua vez, aumentam os níveis de emoções positivas, satisfação com a vida e otimismo.
A ciência comprova que a prática da gratidão leva a uma redução da ansiedade e a dissolução de sentimentos negativos como medo, angustia e raiva.
Entenda que gerar o sentimento de gratidão é uma escolha independente das circunstâncias que você esteja vivendo.
Experimente fazer o seguinte exercício:
Ao final de cada dia, por um período de pelo menos um mês, pegue um papel e uma caneta e liste três coisas positivas que aconteceram em seu dia, mesmo que sejam pequenas e insignificantes. Por exemplo, ‘você recebeu um elogio’, ou ‘não lhe faltou alimentos à mesa’; ‘você teve água limpa para beber’; ‘seu filho ajudou com a limpeza da casa’ e, assim por diante.
Pode até parecer algo insignificante, mas, ao fazer isso, você estará condicionando o seu cérebro a focar nas coisas boas que acontecem ao invés de olhar somente para o negativo.
É um exercício a ser praticado regularmente, e como qualquer mudança de hábito, dá trabalho e precisa de disciplina. Mas, garanto à você que os resultados valerão a pena!!!!